FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Argumentos Cosmológicos concluem que uma primeira causa criou o universo. No entanto, um outro argumento seria necessário para demonstrar a existência de Deus. Estes argumentos são notoriamente fracos, mas sem ele, a relevância do argumento da causa primeira é questionável. Argumentos cosmológicos que têm essa fraqueza incluem:

Argumento

O argumento é como se segue [1]:

  1. Se existe algo para além do universo, que é Deus.
  2. Partindo do argumento cosmológico, algo além do universo criou o universo.
  3. Portanto, Deus existe. (A partir de 1 e 2)

Contra-Argumentos

Premissa injustificada: Deus é a única coisa além do universo

"Por isso, é necessário admitir uma primeira causa eficiente, a que toda a gente dá o nome de Deus." - Tomás de Aquino

A suposição de que Deus é a única coisa que poderia existir além do universo é uma suposição sem fundamento. Se apologistas tiverem conteúdo para identificar a entidade que criou o universo como "Deus", ainda assim eles não teriam demonstrado que é qualquer coisa como o Deus de sua religião. Se eles assumem que estes conceitos é equivalente, eles estão equivocados sua terminologia.

Possivelmente algum processo natural causou o universo. Uma vez que este não pode ser descartado, apologistas está usando um apelo à ignorância. A ciência, muitas vezes, resolve problemas que eram formalmente mistérios; a origem do universo pode ser descoberta no futuro. Portanto, o argumento é também um deus das lacunas.

Ninguém nunca discutiu isso

"Este espantalho nunca foi defendido por qualquer filósofo na história do pensamento." [2]

O argumento é implícito e em qualquer momento o apologista tenta fazer com que o argumento cosmológico demonstre que Deus existe. Em geral, ele é indicado informalmente pelos apologistas porque é um argumento fraco.

Se, por uma questão de argumento, aceitemos que "ninguém defendeu esse argumento", em seguida, alegar que o argumento cosmológico demonstra que Deus existe é um non sequitur.

Referências

  1. http://edge.org/conversation/36-arguments-for-the-existence-of-god
  2. http://www.reasonablefaith.org/36-arguments-for-the-existence-of-god