FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui

O argumento da Contingência é um argumento Cosmológico proposto por Tomás de Aquino em seu livro Suma Teológica. Porque é o seu terceiro argumento, ela também é conhecida como a Terceira Via de Tomás de Aquino. Ele argumenta que alguns objetos têm a propriedade que devem existir, porque se tudo é contingente (pode existir ou não) e transitório, não teria havido um estado em que não existia o nada, que supostamente é um absurdo.

Argumento Formal:

  1. Os objetos naturais tendem a ter sido gerados e têm uma tendência/possibilidade de ser corrompidos. [1]
  2. A partir de (1), Estes objetos podem existir ou não existir, ou seja, eles são contingentes.
  3. Se um objeto pode ser inexistente e tende a ser corrompido, cada objeto, por vezes, não existe.
  4. A partir de (3), objetos contingentes pode nem sempre existem, ou seja, eles são transitórios.
  5. Se tudo é contingente e tende a ser corrompido ou foi gerado, em seguida, em algum momento, não existia o nada, realmente.
  6. Objetos contingentes exigem algo que existe para trazê-lo à existência.
  7. Se nada existiu no passado, nada contingente existiria agora.
  8. Coisas contingentes existem.
  9. Portanto, nem tudo é contingente.
  10. Alguns objetos não são contingentes. Estes são objetos necessários.

Tendo estabelecido que devem haver objetos necessários, o argumento move a considerar causas de objetos necessários.

  1. Objetos necessários são causados por outros objetos necessários, ou não.
  2. Não há regressão infinita de objetos necessários causando outros objetos necessários.
  3. Portanto, a cadeia de causas termina em um objeto necessário que a própria sua própria necessidade, ou seja, Deus.

Este argumento é formulado em uma tentativa de expressar o ponto de Aquino, escrito originalmente do latim para linguagem moderna. Ele usa "possibilidade" em um sentido arcaico: [1]

"A "possibilidade" em questão não é uma possibilidade abstrata lógica, e sim algo "inerente", uma tendência "para ser corrompida", enraizada na natureza das coisas... cuja matéria é sujeita a contrariedade de formas (QDP 5.3). em outras palavras, uma vez que a matéria da qual as coisas de nossa experiência são compostas, é sempre inerentemente capaz de assumir formas diferentes das que acontecem atualmente para instanciar, estas coisas têm um tipo de instabilidade metafísica inerente que garante que eles vão em algum momento deixar de existir".

Em certo sentido, o argumento baseia-se na tendência de objetos não existirem.

Contra-Argumentos

Contingência e transitoriedade não implicam em passado com não-existência em tudo

Aquino ressalta que objetos individuais vêm à existência e a decadência fora da existência, implicitamente dizendo que eles tendem a não permanecer em existência. Em outras palavras, um "objeto individual tende a não existir". No entanto, a tendência de objetos a não existência não generaliza a todos os objetos que tendem a não existir ao mesmo tempo. Seu ponto seria válido se a existência e a não-existência de objetos fossem aleatórias e o universo tivesse um material finito. Olhando agora para trás no tempo, tudo seria inexistente por acaso e que "todo estado inexistente" não poderia se lançar na história. Mas isso não é verdade, em geral porque a existência e a não-existência não é aleatória.

Os objetos são construções mentais, o material de um objeto é mais fundamental. Enquanto uma casa pode ter sido criada, foi construída a partir de árvores pré-existentes. Se a casa pega fogo, ela é destruída, mas ela cria cinzas. Em cada caso, os materiais, ou para ser mais específico, os átomos e a energia que constituíram cada objeto, continua a existir em outra forma. Os objetos são melhor compreendidos estando em fluxo ou em transição para outros objetos. Aquino argumenta que os objetos são "destruídos", mas isso é pouco relevante quando os materiais persistem. O universo tende a ter leis de conservação, tais como a conservação da massa e da energia. Este parece ser um princípio muito mais universal do que a afirmação da contingência e da transitoriedade de Tomás de Aquino.

Com base em nossa experiência, os materiais no universo continuam a existir, sob diversas formas. Podemos, portanto, supor que os materiais sempre existiram, talvez em diferentes formas ou em formas desconhecidas.

Pressuposto de que uma regressão infinita não pode ocorrer

O argumento assume que a regressão infinita não pode ocorrer, mas é difícil estabelecer disto ser verdade.

Os processos naturais não são descartados

Os processos naturais não são descartados. O universo ou algum processo físico pode ter a propriedade de ser necessariamente existente.

Prova pela lógica

Provas pela razão pura não podem dizer nada sobre questões de fato.

Os objetos podem espontaneamente vir a existir

O argumento afirma que "se objetos contingentes exigem, algo que existe os trouxe à existência". No entanto, esta é sem dúvida uma declaração falsa e uma generalização apressada. É possível que alguns eventos, nomeadamente na escala quântica, não tenham causas (ou, pelo menos, nós não compreendemos plenamente a causa neste momento). Isso também é conhecido como o problema Glendower.

Referências

  1. 1,0 1,1 Edward Feser, Aquinas: A Beginner's Guide, Oneworld Publications 2009

Veja também

Porque existe algo ao invés de nada?