FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Visão Geral

Afirmações sobre Deus

Há um número infinito de possíveis interpretações da ideia de "Deus" e até mesmo de religião. Mais de mil diferentes denominações somente no Cristianismo, todas com suas diferentes crenças sobre quem ou o que é Deus. Certamente, seria impossível governar igualmente para todos eles. No entanto, se examinar uma reivindicação teísta em particular sobre a natureza ou o caráter de um deus específico, podemos tirar algumas conclusões com base no que aprendemos sobre o mundo através das observações sistemáticas e testes da realidade conhecida como ciência. Apesar das afirmações teístas que Deus não pode ser "enjaulado pela ciência", estas alegações específicas feitas pelo teísta podem ser avaliadas. Como nossa compreensão do mundo tem aumentado através da ciência, as lacunas que Deus é capaz de habitar ficaram menores e menores. Com cada peça adicional de informação que aprendemos sobre o mundo, mais as restrições apertam sobre o que um deus poderia ter ou poderia fazer. Isto talvez seja melhor afirmado em uma breve história do tempo, de Stephen Hawking.

Stephen Hawking em Uma breve história do tempo:

"Pode-se imaginar que Deus criou o universo em literalmente qualquer momento no passado. Por outro lado, se o universo está se expandindo, pode haver razões físicas de porque tinha que haver um começo. Alguém ainda poderia imaginar que Deus criou o universo no instante do Big Bang, ou mesmo depois, em apenas uma tal forma a torná-lo parecido como se não tivesse havido um big bang, mas não faria sentido supor que ele foi criado antes do Big Bang. Um universo em expansão não se opõe a um criador, mas colocam limites sobre quando ele poderia ter realizado o seu trabalho!"
Com a nossa atual compreensão do nosso lugar no mundo por meio da biologia e da astrofísica, somos capazes de fazer avaliações sobre certos aspectos ou reivindicações de Deus. Temos montanhas de evidências empíricas de que a vida é um resultado da evolução, não é uma criação intencional específica de um ser onipotente como descrito em Gênesis. Temos provas matemáticas que a arca de Noé não poderia ter ficado à tona durante uma tempestade de tal capacidade, ou que picos mais altos da Terra foram submersos. Temos evidência histórica de que os israelitas não foram escravizados pelos egípcios como descrito no Êxodo. Na sua redação atual, a nossa compreensão do universo coloca a necessidade e a possibilidade de um deus ou deuses estarem sobre o mesmo nível que o da fada do dente.

Mesmo que existam vários argumentos para a existência de Deus, temos que entender que estes não implicam uma crença além do que é defendido. Por exemplo, o argumento cosmológico pode postular a necessidade de uma causa, o que pode ser chamado de "deus". No entanto, não devemos assumir que é de forma alguma um argumento para o deus cristão, um Deus que responde às orações e conta o número de cabelo em sua cabeça. Na verdade a maioria dos seus argumentos só reforçam a visão Deísta. Apologistas Cristãos e Muçulmanos são bons defensores do Deísmo, mas não podem apropriadamente justificar as especificidades de suas crenças.

Muitos não defendem a existência da entidade conhecida como "Deus", e sim algo como uma "pessoa com Deus dentro", que é dito possuir. A lacuna em forma de Deus, ou "Deus sendo parte do cérebro" é um termo psicológico não clínico usado ​​para definir um conjunto de neurônios que desenvolvem experiências sobrenaturais ou de outro mundo, sugerindo, em última instância, que os seres humanos estão erroneamente enraizados à uma crença em Deus.

Qualquer argumento do lado dos Cristãos deve ser primeiro verificado per se em um ônus da prova. A própria Bíblia tem muitas declarações que determinam por que nós podemos ver que as provas e os sinais são essenciais para a crença. Se podendo estabelecer uma reivindicação de fé sem o menor fragmento de evidência.

Argumentos contra a Existência de Deus
Argumentos Existenciais Argumento da descrença - Problema (lógico) do mal - Quem criou Deus? · Tartarugas só caem para baixo - Problema de objetos não-Deus - Argumento de atributos incompatíveis - Argumento da falta de razão - Argumento do Papai Noel - Deus pode criar uma pedra tão pesada que ele não possa levantá-la? - Teste do Observador Externo
Argumentos Evidenciais Problema (evidencial) do mal - ineficácia da oração
Argumentos da Falta de Razão Navalha de Occam - Teste do Observador Externo - Argumento da Localidade - Argumento de Revelações Inconsistentes
Outros Argumentos Apelos Emocionais