FANDOM

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui.

Humanismo Secular refere-se a um ramo do humanismo que se baseia em princípios exclusivamente seculares. Ele é frequentemente associado com o ateísmo e o agnosticismo, no entanto, deve notar-se que nem todos os ateus e agnósticos identificam-se como humanistas seculares.

O humanismo secular tem por objetivo estabelecer os princípios morais que conduzem à liberdade e o bem-estar dos seres humanos com base no raciocínio ético, que é independente de todas as supostas fontes sobrenaturais da moralidade. [1] Não é um sistema ético fixo e muito menos uma ideologia em si mesma, mas sim um conjunto de orientações gerais para o desenvolvimento de um programa mais concreto para aumentar o conhecimento disponível para a humanidade e usar esta informação para promover nosso bem-estar. [2] por causa de sua rejeição explícita dos códigos sobrenaturais e morais com base em convicções religiosas, a filosofia humanista secular oferece uma maneira de desenvolver uma alternativa a estas concepções tradicionais de moralidade.

Etimologia

Os termos "humanismo secular" e "humanista secular" evoluiram a partir de descrições negativas do movimento humanista organizado na América. O termo "humanismo secular", em si, origina-se de um juízo condenatório da Suprema Corte Americana de 1961 (Caso Torcaso v. Watkins), em que a frase "secular" foi acrescentada ao termo "humanista" para amplificar um sentimento negativo no juiz no sentido de humanistas não religiosos defendendo causas progressivas. Grupos humanistas na América depois "recuperaram" o termo como algo positivo, enquanto os grupos humanistas europeus, como a British Humanist Association ou a Dutch Humanist Association estavam dispostos a evitar o que eles os vissem como uma palavra de prefixação tautológica. Isto é visto como uma dada origem a uma suposição falsa etimológica que "humanismo secular" e "humanismo religioso" são descendentes de um movimento humanista mais antigo, quando na verdade o fenômeno de pessoas auto-identificadas religiosas, quer como "humanistas" ou "humanistas religiosos" é uma ocorrência relativamente recente, datando apenas do final do século 20. [3]

Crenças Comuns

Não existe uma definição conjunta de humanismo secular, mas é possível identificar as posições que a maioria dos adeptos compartilham. Eles normalmente rejeitam a ideia humanista geral de que os seres humanos são intrinsecamente bons, em vez de acreditar que os seres humanos podem ser bons sem religião. Eles acreditam que só existe realidade observável (naturalismo filosófico) e que é melhor observada e compreendida com o método científico (empirismo) em vez da fé; que os juízos morais devem ser feitos com base na análise das consequências em vez da aderência aos decretos religiosos rigorosos; e que o governo, a filosofia e a política devem ser livres da influência religiosa [4] Eles também sustentam que o raciocínio baseado em evidências e - sempre que possível - o método científico deve ser aplicado para avaliar os sistemas de crenças (como os dogmas religiosos e ideologias políticas prevalecentes) [5].

Direitos Religiosos

Os esforços associados com a moral humanista secular geralmente não são muito populares com a direita religiosa, com eles sendo bastante diretamente convincentes, contradizendo um dos seus principais argumentos contra o ateísmo: a ideia de que não pode haver moralidade sem fé religiosa. De fato, muitas das recentes campanhas humanistas seculares que se tornou moda na sequência da campanha ateísta do ônibus no foco do Reino Unido foi sobre "sermos bons sem Deus".

A direita religiosa radical, muitas vezes, usam o termo "humanista" ou "secular" para denotar qualquer uma das variedades de coisas que eles não gostam. Geralmente é usado para implicar que alguém nega a Bíblia ou o Cristianismo, e, portanto, é um liberal e um ateu, ou o termo é usado de forma depreciativa. Um argumento contra o humanismo secular é que ele também é uma religião e, por isso, não deve ser apoiado pelo governo ou livros didáticos também. Isto é, na verdade, se brevemente, formalmente expresso na lei americana por William Brevard Hand, um juiz do Alabama. Sua decisão foi rapidamente derrubada.

Além disso, os teóricos da conspiração da direita religiosa alegam que os chamados "secularistas" ganharam controle sobre muitas esferas da sociedade, incluindo o sistema de educação, mídia, etc. A teoria que envolvem os humanistas seculares não apareceu explicitamente até os anos 1970 e 1980, mas tinha um precursor direto nas teorias semelhantes sobre a proliferação extrema direita durante a Guerra Fria. A marca "explicitamente humanista secular" dessas teorias da conspiração ganhou mais força após a reimpressão do Manifesto Humanista em 1973. [6]

Organizações

O Council for Secular Humanism é uma organização norte-americana que defende uma postura de vida não-religiosa, [7] ao longo das linhas dos princípios acima enunciados, trabalhando em conjunto com muitos grupos locais na maior parte dos EUA, assim como no Canadá. A International Humanist and Ethical Union serve como um guarda-chuva em todo o mundo para grupos nacionais dedicados a promover os ideais humanistas e os direitos humanos (humanista não sendo exclusivamente secular). [8]

Brasil*

A organização Humanista genuinamente Brasileira é a Liga Humanista Secular [9], fundada em 2010. Possui cerca de 3400 membros associados [10], e entre seus membros eméritos estão Daniel Dennett e Susan Haack. Eles possuem um prestigiado blog na internet chamado Bule Voador [11] (referência a metáfora usada por Bertrand Russell) , até mesmo elogiado na imprensa nacional [12].

Ética Secular e Relacionados
Aborto - Direitos Gays - Feminismo - Moralidade Secular - Separação Igreja-Estado

Links Externos

Referências

  1. A Secular Humanist Declaration: "Ethics Based On Critical Intelligence", Council for Secular Humanism
  2. A Secular Humanist Declaration: "Moral Education", Council for Secular Humanism
  3. Andrew Copson and A.C. Grayling, ed (2015). "What is Humanism?". The Wiley-Blackwell Handbook of Humanism. John Wiley & Sons, Ltd.
  4. What Is Secular Humanism?, alternative version, Council for Secular Humanism
  5. What Is Secular Humanism?, Council for Secular Humanism
  6. "Secular humanism" entry in Conspiracy Theories in American History: An Encyclopedia, ed. Peter Knight, pp. 646-647.
  7. Council for Secular Humanism website
  8. International Humanist and Ethical Union website
  9. Site da Liga Humanista Secular
  10. BBC Brasil: (25 de fevereiro de 2013). "Com ajuda da web, ateus ganham força no Brasil".
  11. http://www.bulevoador.com.br/
  12. "O comportamento exemplar do Bule Voador". Blog do Noblat - O Globo.
*NOTA: Edição brasileira, não disponível no texto original em inglês