FANDOM


Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui.

Naturalismo Filosófico é a filosofia que o mundo natural é tudo o que existe.

A maioria dos filósofos da ciência cumprem rigorosamente este ponto de vista e negam positivamente que quaisquer efeitos ou forças sobrenaturais ou miraculosas são possíveis, embora uma pequena minoria acredite que existam outras formas de conhecimento.

Origens no Naturalismo Metodológico

Naturalismo Filosófico é essencialmente o resultado lógico do naturalismo metodológico, a filosofia que assume que não há nenhuma maneira de contactar, detectar, ou observar de outra forma empírica o sobrenatural. Naturalistas metodológicos acreditam que o método científico é a melhor maneira de determinar a verdade. Porque, forças inteligentes sobrenaturais, se existirem, são reivindicadamente imprevisíveis e, portanto, irrepetíveis, esses naturalistas ignoram a possibilidade de intervenção sobrenatural ou mágica no mundo físico.

Naturalistas filosóficos levam essas crenças um passo adiante e rejeita completamente a existência do sobrenatural, citando a total falta de evidência empírica. Por causa da ausência de provas científicas da religião, a maioria dos naturalistas filosóficos são ateus.

Oposição pela Religião

Indo contra o naturalismo filosófico estão escolas religiosas de pensamento que defendem a existência do sobrenatural ao lado do natural. A fim de competir com a ciência, eles criaram teorias pseudocientíficas como o Design Inteligente que supostamente prova uma intervenção sobrenatural em fenômenos naturais. No entanto, eles também afirmam que o sobrenatural é, de alguma forma, imune a ciência. Essas teorias, portanto, trabalham tão bem quanto os membros da Culto à carga.

Não é igual ao

Embora estes estejam relacionados com o naturalismo, existem diferenças:

Materialismo

Todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos emergentes (tais como pensamentos) são o resultado de interações materiais.

Fisicalismo

As únicas coisas que existem são aquelas sujeitas às leis da física.

Cientificismo

Tudo o que pode ser conhecido é o que a ciência nos diz.

Nominalismo

Objetos sumários existem como predicados, não universais (em oposição ao platonismo).

Links Externos