FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Visão Geral: Categorias

Com a crescente ascensão do "novo ateísmo", os não-crentes têm visto uma hostilidade crescente dos teístas. As críticas mais comuns ao ateísmo e apologéticas como contra-argumentos são feitas para apoiar a posição teísta. Estes geralmente caem em uma das três categorias.

Apelos à emoção

Desde a remoção da oração obrigatória nas escolas americanas, o ateísmo tem sido o foco de um aumento da reação política e dos meios de comunicação sob a forma de campanhas de medo e de difamação. Estes apelos à emoção têm sido crescentes e frequentes, vindo de políticos como Monique Davis, que afirmou que, "É perigoso para as nossas crianças saber mesmo que existe essa filosofia".

Espantalhos

O argumento mais comum contra o ateísmo e a contra-apologética na lista teísta é provavelmente um espantalho da representação da posição ateísta. Estes podem variar de deturpações da evolução, com as principais perguntas sendo: "se nós viemos de macacos, como é que os macacos ainda estão por aí hoje em dia?"; afirmações de que a ciência é tanto uma fé religiosa quanto o cristianismo; e/ou informações falsas sobre o ateísmo e o humanismo secular ser sinônimo de imoralidade, comunismo, e/ou assassinato em massa.

Muitas vezes, estes argumentos de espantalho resultam em acusações de hipocrisia por parte do ateu.

Apelo ao solipsismo

Talvez o mais interessante das três categorias é o crescente problema de recursos para o solipsismo. A ideia de que não podemos saber tudo (ou algo, dependendo de quão longe o argumentador deseje levá-lo), e, portanto, nunca podemos descartar completamente deus fora. Constitui um argumento de "deus das lacunas". No entanto, esta linha de argumentação levanta mais perguntas do que as resolve, se tomarmos esta afirmação como sua conclusão final: ou seja, de "não podemos saber tudo", ou que "não podemos conhecer nada com certeza", ou ainda "como podemos afirmar que podemos saber algo sobre Deus?"