FANDOM


Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui.

Não confundir com o filme Atividade paranormal, de 2007.

Paranormal é um termo geral usado para descrever vários fenômenos inexplicáveis, como a combustão humana espontânea. Mais frequentemente do que não, atividades paranormais invocam o sobrenatural em vez de explicações naturalistas - embora alguns subcampos de investigação paranormal, como a criptozoologia, reivindicam explicações "naturalistas", mas estas são basicamente besteiras.

Besteira ou não, uma grande porcentagem da população aparentemente acredita em algum nível de atividades paranormais, pelo menos de acordo com o Baylor Religion Survey de 2006. É claro, como isso se relaciona com a crença na religião, em geral, é debatido.

Pseudociência Geral

Em geral, os fenômenos paranormais estão fora do que normalmente se espera observar no mundo real. Além disso, os fenômenos não são geralmente reprodutíveis sob condições controladas e, por conseguinte, não é possível investigá-los utilizando o método científico. Por estas razões profundamente enraizadas (entre várias outras de igual obstáculo para os "crentes") fenômenos paranormais são, por definição, classificados como pseudociência.

No entanto, muitas das investigações científicas legítimas que foram feitas em atividade paranormal têm mostrado resultados interessantes, embora a maioria, se não todas, acabem por ter explicações naturalistas. Os fantasmas, por exemplo, podem ser explicados por pequenas alucinações que foram replicadas em laboratórios. O sentimento "assustador" ou "doentio" de caminhar em uma casa assombrada foi replicado usando ondas sonoras de baixíssima frequência. Atos como a revelação da fortuna ou a conversa com os mortos podem ser facilmente replicados em condições controlada por pessoas como Derren Brown, utilizando as técnicas que os médiuns e adivinhos são suspeitos de usar para enganar clientes, de outra forma, inocentes (por exemplo, leitura fria ou quente).