FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots Wiki, Link original aqui.

O historiador Tálus parece fornecer uma validação inicial da crucificação da escuridão mencionada em Mateus 27:45, Marcos 15:33 e Lucas 23: 44-48. [1] Nós não temos os escritos de Tálus, somente comentários de Julius Africanus no 3º século EC. O manuscrito mais adiantado do trabalho de Africanus foi feito por George Syncellus, no 9º século EC.

"Em todo o mundo havia uma escuridão terrível, e as rochas foram alagadas por um terremoto, e muitos lugares na Judéia e outros distritos foram derrubados. Tallos fala dessa escuridão, um eclipse do sol no terceiro, no livro das histórias, algo sem razão, parece para mim." - Africanus, em Syncellus
Julius continua a criticá-lo dizendo que isso é impossível, porque um eclipse solar não pode acontecer durante uma lua cheia. Mesmo Bede (um apologista cristão) observa que é impossível, porque um eclipse não pode acontecer durante a lua cheia. [2] No entanto, houve um eclipse em novembro de 29 CE, que pode ter sido ao que Tálus se referiu. Observe que a data do único eclipse solar registrado ocorreu 4 anos antes da data em que os cristãos dão para a morte de Jesus. Tanto F.Jacoby como R.T.France observam que isso não demonstra, de forma alguma, que Thallus mencionou Jesus - parece que foi Júlio, quase 2 séculos depois de Tálus, que escreveu sobre isso e fez tal conexão. A suposta identificação de Tálus depende inteiramente de uma leitura errada de Josefo, que até mesmo o autor F.F. Bruce admite que é "duvidoso". O Dr. R.T. Frances (um cristão conservador) também rejeita a datação de Tálus. Finalmente, Josefo menciona .. "allos Samareus genos" Que foi emendado para ler "Thallos" para apoiar esta identificação. Todas as menções de Josefo dizem que "Thallos" emprestou dinheiro a Agripa. Isto é algo muito não-específicado, até mesmo porque, se Josefo tinha dito "Thallos", não há maneira de certificar-se de que este é de fato o historiador Tálus, porque, durante esse tempo, Tálus era um nome comum (que gera um problema do "Qual Tálus?")
Eusébio (século IV) diz
"Jesus Cristo, de acordo com as profecias que haviam sido preditas, sofreu a sua paixão no ano 18 de Tibério [32 CE] .Em outro tempo, em outros compêndios gregos, encontramos um evento gravado nestas palavras: "O sol foi eclipsado, Bitínia foi atingida por um terremoto, e na cidade de Nicéia, muitos edifícios caíram. Todas essas coisas aconteceram durante a paixão do Senhor. Na verdade, Phlegon [Trallianus], também ilustre relator das Olimpíadas, escreveu mais sobre esses eventos em seu 13º livro, dizendo: "No quarto ano da 202ª Olimpíada [32 CE], um grande eclipse do sol ocorreu na sexta hora [isto é, ao meio-dia] que se sobressaía antes dele, transformando o dia em uma tal escuridão. Da noite em que as estrelas podiam ser vistas no céu, e a terra movia-se em Bitínia, derrubando muitos edifícios na cidade de Nicéia." [3]
No entanto, a tradução armênia de Eusébio (que não preserva as referências na versão grega) tem "três volumes de Tálus, em que ele fez um resumo em forma abreviada do saco de Tróia (1184 aC) para a 167ª Olimpíada (que terminou em Julho, 109 aC)

Isto apresenta mais dois problemas com a referência à Tálus. Para fazer Tálus caber na história de Jesus, alguém tem que concluir que os numerais na tradução Armeniana são corruptíveis, com muitos acadêmicos reivindicando que a 167ª Olimpíada, realmente, ter sido a 207ª Olimpíada (terminando em 52 de julho CE) ou a 217ª Olimpíada (que Terminou em julho, 92 CE). A outra questão é a referência que Phlegon faz ao terremoto ocorreu na Bitínia, estando cerca de 600 milhas de Jerusalém, embora um terremoto recente no Alasca tenha mostrado que um terremoto a um nível de 7.1 ou superior poderia ter sido sentido a essa distância.

Referências

  1. Non biblical accounts of New Testament events and/or peopleCARM
  2. "Solar Eclipses for Beginners" via internet archive
  3. Carrier, Richard (2011) "Thallus and the Darkness at Christ's Death" Journal of Greco-Roman Christianity and Judaism volume 8 pg 185-91