FANDOM

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui

"Compre isso. Ele vai te matar."

-Mick LaSalle, em estratégia de marketing do filme Ouija [1].

200px-English ouija board

Somente o projeto desta placa pode ser o suficiente para assustar os maus-espiritos de você.

O tabuleiro Ouija é um dispositivo usado para se comunicar com alegados poderes sobrenaturais, geralmente (mas nem sempre) fantasmas.

O que é isso?

Ele consiste de uma placa com todas as letras do alfabeto, juntamente com os dígitos 0-9 e palavras curtas, como "sim", "não" e "tchau". Ele também tem um tipo de ponteiro, ou um triângulo ou uma lupa, que passa facilmente sobre a borda; isto é conhecido como uma plaqueta. De acordo com os crentes, uma vez que todo mundo bota sua mão no ponteiro, então os espíritos irão movê-lo sobre as letras para responder a perguntas feitas pelo grupo. Na verdade, é um exemplo clássico do efeito ideomotor. (Claro, os Cristãos fundamentalistas que acreditam nisto acham que são os demônios que controlam a prancheta). A ideia de que uma pessoa pode mover inconscientemente o dispositivo normalmente não é considerada.

O nome era simplesmente tabuleiro, porém, mais tarde, foi comercializado como derivado de "oui", que significa "sim" em francês, "ja", que significa "sim" em holandês e alemão, e "tabuleiro", que significa "tabuleiro", em português (porque é um tabuleiro).

História

Placas automáticas de escrita que já existiam desde os tempos antigos [2], mas elas se tornaram moda no final de 1800. Em 1890, um antigo "troll" de patentes um empresário chamado Elijah James Bond teve o bom senso de patentear uma prancheta vendida com uma placa em que o alfabeto foi impresso, assim, "inventando" o tabuleiro Ouija, tanto quanto o Escritório de Patentes dos Estados Unidos estava em causa. [3] em 1901, William Fuld assumiu a produção, surgindo com o nome de "Ouija", e começou a reescrever a história, alegando que ele inventou, processando todos que argumentavam de outra forma até sua morte em 1927. Em 1966, o espólio de Fuld vendeu o negócio a Parker Brothers, que por sua vez se tornou uma subsidiária da Hasbro em 1991. [4]

200px-English ouija board-0

um tabuleiro Ouija de 1891

Em outras palavras, não é mais sobrenatural do que o Monopoly ou o Gastrointestinal Joe. Para seu crédito, Parker Brothers e depois Hasbro sempre insistiram que o tabuleiro Ouija é apenas um jogo de tabuleiro, embora isso não os impediu de licenciar os direitos para a criação de um filme de terror sobrenatural, em 2014. [5]

Inicialmente, tabuleiros Ouija eram vistos como um jogo de salão inofensivo. Sua associação com o Espiritismo não decolou até a Primeira Guerra Mundial, quando Pearl Cullan começou a dizer que ele poderia ser usado para entrar em contato com espíritos. Milhares de americanos compraram tabuleiros Ouija esperando entrar em contato com entes queridos perdidos nas trincheiras da França. [6]

Usos Religiosos

Tabuleiros Ouija são usados ​​quase que exclusivamente por adolescentes que procuram emoções baratas, mas alguns Cristãos fundamentalistas veem-los como uma importante rota de possessão demoníaca. Eles também associam as placas com o movimento New Age e o Neopaganismo, embora o uso seja amplamente desaprovado por ambos os grupos (embora isto não seja novidade). Isto é especialmente verdadeiro nos círculos da New Age, que preferem práticas significativamente mais suaves, mais leves (como o polimento de rochas bonitas e desenhar imagens de golfinhos). A principal religião organizada a usar as placas é a igreja espírita, que parecem ser ignorada pela maioria das pessoas.

Referências

  1. 'Ouija’ review: Is this a bad movie? Y.E.S.
  2. "Ancient Ouija Boards, Fact or Fiction?
  3. U.S. Patent 446,054
  4. "History of the Talking Board."
  5. IMDb: Ouija (2014)
  6. Brunvand, Jan Harold. "American Folklore: An Encyclopedia".