FANDOM

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Não deve ser confundida com Teoria Científica.

a Teoria do Comando Divino sugere que qualquer declaração sobre a ética é, na verdade, uma declaração sobre as atitudes e desejos de Deus. Ou seja, ela afirma que os comandos e moral de Deus são idênticas. Sugerir que a moralidade pode existir sem Deus é, portanto, uma contradição. A teoria do comando divino é uma forma de voluntarismo teológico.

A teoria do comando divino é favorecida por muitas denominações protestantes. Em contraste, a moral católica usa o conceito de lei natural.

Razões para obedecer a Deus

Quase todas as razões dadas para obedecer a Deus sofrem com a Lei de Hume.

Atributos e ações divinas

"O primeiro fundamento é a doutrina de Deus, o Criador. Deus fez o mundo e a todos. Por isso Ele tem uma reivindicação absoluta de nossa obediência. [1]"

Isto é um non sequitur. Ser um criador, per se, não implica que o criador deve ser obedecido.

"A conduta que Deus exige a dos homens, Ele exige de Sua própria santidade e justiça. [1]"

Isto [também] é um non sequitur. Ser santo e justo, per se, não implica que ele deve ser obedecido.

"Cristo nos comprou [2]"

Isso não faz sentido, pois é imoral do próprio povo. Também não há nenhuma razão clara para que o dono de uma pessoa deve ser obedecido (e é um non sequitur).

Dever

"A razão mais simples é:. É nosso dever" [2]

Isto desvirtua a questão. Podemos imediatamente perguntar: "por que é o nosso dever de obedecer a Deus?"

Obediência Pragmática

"Acreditamos que os mandamentos de Deus são para o nosso próprio bem." [2]

Há poucas evidências de que obedecer ou desobedecer a Deus resulta em qualquer recompensa ou punição específica para além de mitos mal suportados.

Mesmo se seguirmos os nossos próprios interesses egoístas, isso não traz uma obrigação moral absoluta. Um existencialista pode perguntar: "por que devemos agir para o nosso próprio bem?", "Não é que as pessoas muitas vezes agem contra seus próprios interesses?".

"Se nós obedecermos a Deus, vamos prolongar os seus dias. [Referência a Deuteronômio 5:33] [3]"

Se isso fosse verdade, seria observável nos dados demográficos. No entanto, não há nenhuma evidência que isto é verdade.

Críticas

Objeção Semântica

Como apontado por William Wainwright, "ser ordenado por Deus" e "ser obrigatório" têm significados distintos. É necessário estabelecer a ligação entre estes dois conceitos distintos, se deve ser a base da moralidade.

" 'X é obrigatório, mas Deus não ordenou x' não é falso sobre a sua face; e 'Se x é obrigatório, Deus ordena x' e 'Se Deus ordena x, x é obrigatório' não são tautologias nuas. Assim, 'x. é obrigatório' não significa 'Deus ordena x'. [4]"

A teoria do comando divino não pode provar que Deus é a fonte da moralidade, porque isso é precisamente o que ela assume. Ou seja, ela assume que tudo o que Deus manda deve ser moral (na verdade, na maioria dos casos, ela define a moralidade dessa forma). No entanto, não está claro que sou moralmente obrigado a fazer algo só porque Deus o ordena. Eu poderia querer obedecer a Deus, a fim de escapar da punição, mas este é um assunto do meu próprio interesse egoísta e não uma obrigação moral absoluta. Da mesma forma, não está claro por que eu deveria assumir que não há nenhuma outra fonte possível de moralidade.

A menos que a teoria do comando divino possa primeiro demonstrar que é a visão mais apropriada da ética, não se pode assumir que é correto provar mais nada.

Uso não-padrão das palavras "bom" ou "moral"

A maioria das pessoas tem um senso intuitivo do que significa uma ação ser boa ou ter uma obrigação moral, e este conjunto de atitudes morais são tipicamente pré-datas ou são independentes de quaisquer crenças religiosas. Definir um novo significado para "moral" no sentido de ser o que Deus quer e, em seguida, agir como se esta fosse a mesma concepção cotidiana da moralidade, é cometer uma falácia do equívoco. A moralidade é um sistema que determina quais ações são certas ou erradas, ou um desejo de obedecer à vontade de Deus. Não pode significar ambas as coisas ao mesmo tempo, a menos que se demonstre primeiramente que ambos os significados são equivalentes.

a Teoria do Comando Divino não é um sistema Objetivo de moral

A Teoria do comando divino implica que tudo o que Deus mandar deve ser o curso correto da ação moralmente. Portanto, se/quando Deus aprova o genocídio, o infanticídio, o sacrifício de animais, escravidão, estupro, essas coisas são boas, enquanto que, se/quando ele proíbe comer certos alimentos ou trabalhar em determinados dias ou ter certos tipos de sexo bizarros, as coisas tornam-se imediatamente ruins. Isso faz com que a teoria do comando divino seja uma teoria subjetiva da moral, uma que é arbitrária e pode mudar de acordo com o capricho de Deus.

Uma forma de combater este argumento é dizer: "Deus não faria isso", mas isso não ajuda em nada. Por um lado, em muitas tradições religiosas, ele faz essas coisas. Por outro lado, se Deus é a fonte da moralidade, ele pode fazer o que ele quer e ele ainda assim seria tão "bom" quanto qualquer outra coisa.

Outra coisa a notar é que muitos defensores afirmam que o deus que falam é imprevisível e trabalha de formas misteriosas; Por sua própria reivindicação, eles não podem entender por causa de seu "raciocínio humano falho" o que está além de sua capacidade de antecipar, e conhecer o que disse Deus que iria ou não acontecer: um exemplo nas escrituras bíblicas é Abraão sendo inflexivelmente convencido de que os mandamentos de Deus eram inerentemente bons mesmo quando a divindade lhes tinha ordenado que sacrificasse seu filho Isaque. O cordeiro que aparece antes do sacrifício, que Abraão não esperava, não muda o fato evidente de que mais tarde viu as ordens de seu deus como inegavelmente boas, mesmo que isso terminasse com abate de seu filho. Parece que a sua ideia de algo que é "ruim”, e que “meu deus não faria isso" é derivada de um código moral mais pessoal, sem relação com a religião, disse, se tornou ainda mais evidente já que as pessoas interpretaram passagens de forma diferente ao longo da história, como quando algum justificou a escravidão de afro-americanos uma era atrás usando algumas passagens bíblicas.

Tomás de Aquino acreditava que os mandamentos de Deus vêm de sua própria essência (imutável?) e, portanto, não eram pronunciamentos arbitrários. Isto é irrelevante para o problema. Ou não existe um único objetivo, o código necessário da moral que governa tudo, em que os comandos, no caso, de Deus refletem apenas (ou deixam de refletir) desta norma, ou então não existe tal código, e assim os mandamentos de Deus não podem refletir uma moralidade objetiva. De qualquer maneira, você fica longe de dizer que as ações são boas por nenhuma outra razão além do porque Deus aprova elas.

"Deus é bom" se torna uma tautologia sem sentido

Teístas descrevem Deus como bom e amoroso, o que é problemático principalmente devido ao problema do mal. Mas deixando a criação de lado: se a bondade é definida como divina, em seguida, "Deus é bom" é uma declaração vazia, reduzindo a "somente Deus age de acordo com as maneiras como Deus age". No entanto, os teístas quase nunca tratam "Deus é bom", como uma tautologia. Por exemplo, os Cristãos dizem que “Deus-em-Jesus” estava sendo bom e amoroso, sacrificando-se para salvar a humanidade do ‘salário do pecado’. No entanto, sob a teoria do comando divino, Deus teria sido exatamente tão bom se ele nunca tivesse se sacrificado, ou se ele decidisse enviar todos (Cristãos ou não) a sofrerem eternamente no inferno, ou se ele colocasse todo mundo no céu, ou se ele virasse todo mundo de cabeça para baixo. Não se pode apontar para qualquer coisa que Deus faça como um "exemplo de" ou "evidência para" Deus ser bom, porque não há nenhuma ação hipotética que Deus poderia assumir que, se ele fez isso, não seria uma ação que Deus o toma, e, portanto, não seria "bom" - na verdade, maximamente bom - para os padrões do comando divino.

As pessoas dizem para se ter fé em Deus e demonstrar isso através da oração, por exemplo. No entanto, se Deus comparecesse pessoalmente a um peticionário leal (alguém pedindo a Deus para ajudar uma criança doente, por exemplo) e dissesse a ele/ela que ele agora está doente de oração e de que ele está indo punir a criança por despeito, seria uma ação maximamente boa que Deus teria tomado. Assim, extrapolando de volta ao presente, não há nenhuma razão para confiar que Deus faz o que nós, humanos, podemos considerar bom, uma vez que suas ações não podem ser vinculadas a um sistema moral fora de si mesmo. Mesmo que ele prometa agir de determinada maneira, a sua quebra de promessa mais tarde viria a (uma vez que ele fez isso) ser a coisa certa para ele fazer.

A Teoria do comando divino cancela ainda mais a teodiceia. Por exemplo, uma teodiceia comum é a defesa do livre-arbítrio - o mal deve ser permitido, pois caso o contrário os seres humanos seriam robôs, o que seria ruim. Indo além dos outros problemas com esse argumento, ele não se encaixa na mesma caixa como a teoria do Comando divino. Afinal, se Deus nos fizesse todos como os robôs, ele permaneceria 100% bom.

a Teoria do Comando Divino é impraticável

Se a teoria do comando divino é verdade ou não (e não parece não haver nenhuma razão para pensar que seja), muitas vezes não é um método eficaz de resolver dilemas morais. Por um lado, não está claro que a tradição religiosa está correta. Por outro lado, textos religiosos tendem a conter muitas regras conflitantes, arbitrárias, ou excessivamente específicas. Estas regras raramente permitem um método claro de generalizar essas ideias para todas as situações possíveis, assim que um crente é obrigado a fazer a mesma coisa que um ateu faz, que é trabalhar sobre os princípios morais e ideias por si mesmas. Muitas vezes, o fato de que o crente é obrigado a respeitar certas declarações como verdade absoluta torna este processo ainda mais difícil, porque essas declarações podem não fazer sentido, ou podem fazer sentido na maioria das situações, mas um absurdo em outras. A Teoria do comando divino falha, assim, em fornecer uma orientação moral pela mesma razão que as religiões muitas vezes não conseguem fornecer uma orientação moral.

Moralidade se segue da Natureza de Deus

A teologia católica considera que a moral segue-se a partir da natureza de Deus, não da vontade de Deus. Este conceito é conhecido como Lei natural.

Referências

  1. 1,0 1,1 http://faculty.mc3.edu/barmstro/arthur.html
  2. 2,0 2,1 2,2 https://www.gci.org/disc/whyobey
  3. http://answers.libertybaptistchurch.org.au/answers/87.pdf
  4. William J Wainwright, Religion and Morality, 2013